Qual o site mais adequado para o meu negócio?
- Renato Ferreira Pedroso
- 4 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Hoje em dia ninguém pode ignorar a importância de ter a sua empresa presente na internet, e a maneira mais profissional de se apresentar na internet é tendo um link próprio, ou seja, um site para a sua empresa. Não estar presente na internet hoje é se excluir do mercado para um grande número de clientes (ou potenciais clientes) e fazendo assim com que comprem do seu concorrente. Porém quando um empresário está iniciando seus negócios, muitas vezes não sabe qual tipo de site é necessário para seu negócio.

Este post tem como objetivo apenas apresentar os diferentes modelos de site para os diferentes formatos de empresas, caso tenha alguma dúvida que vá além deste post, deixe o seu comentário que eu porei te ajudar com a sua necessidade. Teremos também outros posts aqui no blog sobre o assunto que irão aprofundar melhor o seu conhecimento sobre sites. Se você quiser receber um email sempre que for postado um novo conteúdo aqui no blog, deixe o seu email no final da página.
Antes de prosseguir existem alguns detalhes que são importantes serem acrescentados aqui. Lembre-se sempre que um site deve ser construído sobre duas colunas básicas, o seu público alvo e qual ação você deseja que o seu público execute ao acessar o seu site, portanto tome cuidado para não fazer uma escolha muito pessoal em qualquer uma das etapas para a produção do seu site, o site não é seu, ele é do seu cliente.
Confira agora os principais sites utilizados pelas empresas na internet:
Landing Page: Landing pages em muitos casos são bem parecidos com hotsites, são sites mais curtos tanto em seu conteúdo quanto em seu tempo de duração, lembrando também que ter uma landing page ou hotsite não exclui a possibilidade de ter um site institucional, ecomerce, etc. Landing pages e hot sites podem servir como apenas uma extensão de seu site principal.
Neste caso você irá criar uma oferta para um produto ou serviço especifico, a grande questão desse tipo de site é que sua finalidade é bastante especifica e possui uma abordagem única onde são elaboradas estratégias para induzir o usuário a comprar o produto.
Exemplo: www.spotify.com/br
Site institucional: Também conhecido como site “cartão de visita”, sites institucionais são os mais utilizados pelas empresas dos mais diversos segmentos, esse tipo de site contém apenas informações institucionais como: História da empresa, informações relevantes da empresa, serviços prestados, contato e endereço. Por serem sites mais simples e não terem necessidade de programação avançada seu custo é mais baixo do que outros tipos de sites.
Exemplo: www.juniorrestaurante.com.br
Blog: Blogs tem crescido cada dia mais! Esse tipo de site por um bom tempo teve uma baixa em seu número de adeptos, mas mais recentemente tem se mostrado um item fundamental para praticamente toda empresa. Assim como a Landing page, o blog não exclui os outros tipos de sites, ele pode também servir como um complemento ao seu site.
Blogs são utilizados para criar conteúdo e divulgar para os usuários, blogs são úteis pois ajudam a criar uma imagem de profissionalismo e confiança da empresa no seu ramo além de ser um dos fatores que mais colaboram para os buscadores como Google encontrarem o seu site, o que pode render um número muitas vezes superior de acessos.
Ex: Este site que você está agora =)
Loja Online: Esse tipo de site já é mais complexo e exige maior tempo e atenção em sua criação e manutenção, lojas online possuem diversos benefícios e são indicados tanto para microempreendedores quanto para lojas multinacionais, essa é a escolha ideal para quem tem desejo de fazer vendas online e tenha condições de fazer entregas e cobranças online. Porem claro é um site mais caro, em especial pela sua complexidade e quantidade de trabalho envolvido.
Exemplo: www.balimaacessorios.com
Catálogo: Sites de catálogo são ótimos para quem vende produtos ou oferece serviços, mas não tem condições (seja financeira, seja de estrutura ou de pessoal, ou simplesmente de posicionamento da empresa) de se arriscar no mundo e-comerce, para esse tipo de empresa você pode usar o site apenas como um tipo de mostruário de produtos, apenas para apresentar seus produtos ou serviços e convidar o usuário a ir até a sua loja física para comprar.
Exemplo: www.grupotokyo.com
Outro ponto muito importante é que sempre antes de escolher qual modelo será melhor para o seu negócio, converse com um profissional Web, ele irá te ajudar a definir qual a melhor estratégia para a sua empresa.
Gostou? Quer conversar um pouco sobre qual o melhor site para a sua empresa? Entre em contato comigo e receba uma consultoria gratuita! Terei prazer em te ajudar a definir qual a melhor escolha para a sua empresa.
Comentários